sábado, 14 de julho de 2007

Bem ,posso dizer que estou doente,com uma doença que lentamente se insinua e se manifesta quando,por vezes, já é demasiado tarde: a médica designou-a como carcinoma pulmonar já alastrado a outros orgãos como fígado,rim, e coluna vertebral. Escusado será dizer que o choque emocional foi completamente desastroso ;desde recusar-me a pensar no assunto até julgar que isso não seria possível e que estava a viver noutro planeta de pesadelos , tudo me ocorreu. Mas também tive a certeza de uma coisa, desde que pela primeira vez tive uma consulta no IPO : é que tão cedo não me iria livrar daquele lugar ( tão cheio de gente com problemas semelhantes ou piores, com pessoal tão atarefado quase sem saber para onde se "virar", mas também com gente tão dedicada,que ficamos admirados como, dia após dia, continuam o seu trabalho com profissionalismo e simpatia).

2 comentários:

José Torres disse...

É muito difícil, quase insuportável falar dos verdadeiros medos. Tem-se uma vida normalizada, com rotinas e, de repente, inexplicavelmente, injustamente, fica-se como que atolado num pântano. Apesar de tudo existe o amanhã, tem que existir

Anónimo disse...

Eu sou a mãe da Bárbara, amiga da
Inês e apenas gostaria de dizer
que sei muito bem pelo que voces
todos estão a passar, quando no
ano passado me foi diagnosticado
cancro de mama foi o mesmo que
entrar num poço muito escuro e pensar que nunca mais iria sair
de lá, foi como tudo tivesse acabado naquele momento ou seja o fim. Quando fiz os tratamentos
também me sentia muito mal, mas
com o tempo a passar as coisas
vão-se tornando menos dramáticas e
a angustia que sentimos vai
diminuindo, claro que com ajuda
de anti depressivos mas sempre é
melhor toma-los do que estar a
sofrer. Além da fé que voces possam
ter, acreditem também na evolução
da medicina e acreditem nos médidos
pois os médicos do Ipo são os melhores para esta doença, pois
estão sempre no estrangeiro para se aperfeiçoarem e temos mesmo que
acreditar que eles nos vão ajudar.
Eu também nunca pensei que iria
vir a ser uma doente oncológica
e isto arrasa com qualquer pessoa
que vive com esta nuvem em cima
da cabeça, mas mais uma vez digo
que com o tempo as coisas ficam
bem melhores, vai-se falando com
pessoas que tiverem ou teem o mesmo problema, vamos ouvindo os
programas na Tv que falam sobre
esta doença etc, etc e o nosso
estado de ispirito vai melhorando
claro que existem sempre aqueles
dias em que estamos mais em baixo
mas depois ganhamos força novamente. Não vos conheço pessoalmente mas é como conhecesse
pois não passa nenhum dia que não
me lembre da mãe da Inês e estou
sempre a pensar positivo e dizer
para mim mesma que ela vai ficar
bem. Caso necessitem algo da minha
parte o mais que não seja se necessitarem de alguem para conversar eu estou a disposição para ajudar no que for necessário.
Um abraço e o desejo sincero das
rápidas melhoras e não se esqueçam
que como o sr. Jose disse e muito
bem existe o amanhã e tudo vai passar.
Cristina.